Não podíamos deixar de visitar o Meats, atual primeiro lugar de nosso ranking e criador da receita Jambulando, vou explicá-la mais para frente.
Chegamos por volta de 17:30h do domingo e já tinha fila de espera, mas pequena. Uns 10 minutos depois, chamaram para sentarmos em uma mesa, tivemos a opção de comer no balcão, mas não é nosso lugar preferido.
O pedido já estava escolhido, o Jambulando: hambúrguer, queijo marajoara, folhas de jambu com cebola caramelizada em cachaça de jambu e picles de semente de mostarda e farinha d’água por R$ 29,00. Primeiro vamos explicar o que é o jambu, planta originária do Amazonas, Acre, Rondônia e também encontrada no Pará. É conhecida também como agrião-do-amazônia, pode ser preparada de forma semelhante à couve. O queijo marajoara tem este nome porque é originário da Ilha de Marajó que faz parte do estado do Pará. É feito com leite de búfala e considerado produto artesanal da região. A farinha d’água também de origem paraense é produzida de forma artesanal a partir da mandioca.
Depois de tanta explicação, vamos voltar ao SP Burger Fest de hoje. Pedimos o Jambulando ao ponto, vermelho por dentro como sempre gostamos. E para acompanhar, uma porção de fritas e batatas doces, chamada de fries e sweet fries no cardápio.
Pouco tempo depois, a porção estava servida, quantidade para duas pessoas em uma cestinha forrada com papel personalizado da casa. Estavam super quentes, crocantes por fora e cremosa por dentro. As batatas são cortadas em palito e mantendo a casca original, assim como as batatas rústicas que conhecemos. Super gostosas, tanto as batatas convencionais quanto às doces, completamente aprovadas.
Em menos de 10 minutos chegaram os burgers. Servidos no prato, assim como as opções Chef’s choice, dão um visual mais requintado. O Jambulando vem servido com a tampa do pão aberta, exibindo os ingredientes sobre o hambúrguer e com a farinha d’água salpicada pelo prato, puro charme na apresentação.
Sobre o hambúrguer vem o queijo marajoara, em quantidade suficiente para sentir o sabor suave e a cremosidade. As cebolas caramelizadas são colocadas sobre o queijo e junto com o picles de semente de mostarda, dão um sabor levemente adocicado e marcante ao mesmo tempo. A farinha d’água deu o prazer da crocância e o sabor da farinha de mandioca que combinou perfeitamente com os outros ingredientes. A folha de jambu vem sob a carne forrando o pão. Apesar de sabermos que uma das propriedades desta folha é aleve dormência na boca, não percebemos este efeito. O gosto é característico, não dá para fazer muitas comparações, mas foi bem agradável, surpreendeu.
A carne estava super gostosa, ponto exato, vermelha por dentro, sabor de carne temperada apenas com sal. Textura corretíssima, macia com hambúrguer selado, mantendo a suculência por dentro.
O pão é bem macio com sabor puxado para o adocicado, que harmoniza bem com a carne e os outros ingredientes. Não é um pão de hambúrguer convencional, muito macio e selado para não absorver a suculência da carne.
Mais uma vez o Meats acertou no hambúrguer, receita diferente e com inspiração no norte do Brasil. Mistura do típico prato norte americano com o que temos no Brasil, provando que aqui podemos ter hambúrgueres de altíssima qualidade, exclusivos e a preços acessíveis.