2ª Burger Crawl – Hamburguerias clássicas de São Paulo: Hambúrguer do Seu Oswaldo, Osnir, Ypê, Joakin’s e New Dog

2ª Burger Crawl: hamburgurerias clássicas de São Paulo

O tema escolhido para esta nossa 2ª Burger Crawl foi os burgers clássicos de São Paulo. Só hamburgueria que está na estrada desde o início da cena hamburguística podia entrar no roteiro. Nosso pedido seria o mais tradicional e clássico dos burgers “O Cheese salada”.

Quando pensamos em clássico, o que vem na cabeça é aquela carne fininha e a maionese que é o grande diferencial de cada lugar. Não que o hambúrguer seja igual em todas, mas são muito parecidos.

E já sabemos que cada uma das casas que visitamos tem fãs fervorosos, que juram que o hambúrguer que eles mais gostam são os melhores de São Paulo, do Brasil e da vida. Mas fiquem tranquilos e segurem as emoções, a 2ª Burger Crawl Clássicos de São Paulo começa agora.

Ah, não podemos deixar de esquecer de nossos parceiros @clubedohamburguer, @burgerfestoficial e convidados especiais do @hamburgeiros

Hambúrguer do Seu Oswaldo

Desta vez tínhamos um ônibus que levaria os convidados a fazer o trajeto, atrasamos um pouco e começamos a pedir por volta de 20h30. O plano inicial era de 6 hamburguerias, como na 1ª Burger Crawl que fizemos, não sabíamos mais se daria tempo.

Fomos para o pedido, sem espera chegaram nossos clássicos cortados ao meio. Hambúrguer fininho, bem passado, alface lisa, queijo derretido e muito molho de tomate fresco e maionese branquinha. Aliás, precisamos contar um segredo, no Hambúrguer do Seu Oswaldo, a combinação da maionese com o molho é que faz com que o conjunto fique espetacular. Um foi feito para o outro e não vivem sozinhos.

Hambúrguer do Seu Oswaldo - 2ª Burger Crawl

O pão quentinho e chapeado, eles nem mesmo usam manteiga para isso. O importante é que o conjunto faz toda a diferença, não pode ficar faltando nem a maionese nem o molho. Outros burgers que são imperdíveis por lá são o Cheese Bacon Salada e o Cheese Calabresa Salada, o último não é com hambúrguer de calabresa não, as calabresas vem fatiadas por cima do hambúrguer, experimentem.

Hambúrguer do Seu Oswaldo - 2ª Burger Crawl

Não precisa dizer que o que cria a magia dos burgers do Hambúrguer do Seu Oswaldo é a combinação da maionese super leve e branquinha, não espere temperos complicados e sabores complexos, junto com o molho fresco de tomates, que é apenas tomate no estado líquido fazem a dupla perfeita. Quando for até lá, não se espante com o clima de boteco dos anos 50 e peça logo qualquer um dos burgers que indicamos e não vai se arrepender.

Não perca e leia nossa avaliação do Hambúrguer do Seu Oswaldo.

Osnir

A segunda parada foi o conhecido Osnir Hamburger, que fica na Av. Jabaquara e está lá há 45 anos pelo menos. Depois de várias reformas, a casa hoje está enorme, tem até dois andares. O cardápio foi atualizado e além de hambúrguer de picanha com 150g, criaram uma linha de hambúrguer tradicional mais alto e pesado. Voltaremos para experimentar.

Mas na nossa 2ª Burger Crawl, o negócio é o cheese salada, que rapidinho ficou pronto. Vem com duas fatias de tomate por baixo junto com a maionese, o hambúrguer por cima e uma porção generosa de queijo, alface crespa e o pão.

Osnir - 2ª Burger Crawl

A carne estava muito boa, ótima consistência e até rosada por dentro, super ponto positivo. A maionese do Osnir Hamburger é muito gostosa e leve, segue a mesma linha do Seu Oswaldo, sabor discreto mas que combina perfeitamente no conjunto.

Osnir - 2ª Burger Crawl

Pode ir tranquilo e não vai se arrepender, se quiser ver nossa avaliação acesse Osnir – Jabaquara.

Sorveteria e Lanchonete Ypê

Estranho um dos clássicos de São Paulo ser uma sorveteria e lanchonete né? Pois é, mais uma pro nosso roteiro. Para quem gosta, dá para pedir até um sorvete feito na casa depois do hambúrguer.

Partimos logo para o cheesesalada e o garçom já foi falando que a maionese de lá é deliciosa. Já conhecíamos, deem uma olhada em nossa avaliação da Sorveteria e Lanchonete Ypê (não reparem, já fizeram uma reforma que melhorou a fachada).

O clima também é de um bar antigo, o pessoal vai muito para tomar cerveja de garrafa e curtir a noite. E lógico que os mais espertos comem um hambúrguer e fecham com o sorvete.

Sorveteria e Lanchonete Ypê - 2ª Burger Crawl

O cheese salada da Sorveteria e Lanchonete Ypê veio com uma superdosagem de queijo derretido por cima. A carne estava gostosa e fininha. A alface crespa e o tomate completaram o burger.

A maionese foi o ponto alto sem dúvida, é bem mais temperada e ressalta o sabor sobre o conjunto. Quem é fã de uma boa maionese, não pode perder. Pena que hoje não deu para tomar aquele sorvetinho de pistache no final, como manda a tradição.

Joakin’s

Fomos embora para o cinquentão Joakin’s, por um milagre a casa não estava cheia. Mas foi apenas uma circunstância do dia da semana. Nos finais de semana costuma lotar, fila o tempo todo. É mais do que clássico sair da balada e mandar um cheese salada. Para outros é lembrança de infância, iam comer depois da escola ou nos finais de semana com os pais.

Pedimos nossos cheese saladas e logo fomos para o combate. No Joakin’s, a maionese vem por baixo, depois a carne, queijo no capricho, tomate, mais maionese e alface.

Joakin's - 2ª Burger Crawl

Ponto negativo foi que percebemos que o pão que estava esfarelando um pouco e o queijo não estava totalmente derretido, provavelmente pela quantidade.  A carne estava muito boa e levemente rosada, consistência correta. Mas achamos também que vem muito tomate, uma fatia seria o suficiente.

Mais uma vez a maionese destacou a personalidade da casa, em todos os clássicos é o que mais faz a diferença.

New Dog

Atravessando a rua, entramos no concorrente número um do Joakin’s, o New Dog. Dois anos mais novo que o Joakin’s, o New Dog não tem nome de hamburgueria, mas sim de casa de cachorro quente. Mas é mesmo conhecida pelos burgers e adivinha? A maionese, claro.

Não ia mais dar tempo de partirmos para a 6ª hamburgueria naquele noite de Burger Crawl, então resolvemos finalizar com um milk shake de chocolate, especialidade da casa. Enquanto o hambúrguer não chegava, fomos bebendo. Muito gostoso, não estava muito doce e tinha bastante calda – super recomendamos.

O cheese salada desta vez se transformou em cheese salada bacon! É, não resistimos e pedimos um bacon extra. Foi uma boa escolha, vem crocante e saboroso.

Não gostamos muito da carne do hambúrguer, estava compacta demais, não foi uma boa experiência. O resto estava na medida, alface, tomate e maionese fizeram o cheese salada que fechou a noite. Destaque para a maionese verde que estava bem gostosa.

Quer participar das próximas Burger Crawls? Aguarde que teremos novidades.