Você provavelmente já ouviu falar ou leu por aí o termo “manteiga clarificada” e ficou se perguntando como é feita ou até onde encontrar.
É comum nas hamburguerias vermos o chapeiro com um tubo colocando um líquido amarelo sobre o hambúrguer ou até mesmo passando no pão, essa é a manteiga clarificada!
Pois bem, esse ingrediente nada mais é do que uma variante da manteiga tradicional usada principalmente como uma técnica culinária em restaurantes no preparo de molhos como béarnaise, hollandaise ou para saltear/refogar alimentos, uma vez que sua temperatura de queima consegue atingir por volta de 220 graus.
Ver essa foto no Instagram
Ingredientes
1. 1kg de manteiga sem sal da sua preferência.
Modo de fazer
Depois de tanta explicação teórica, bora partir pra prática. O processo de clarificação da manteiga é bem simples e você consegue fazer em casa:
1. Aqueça a manteiga comum sem sal em uma panela de fundo grosso no fogo bem baixo e sempre mexendo para não queimar.
2. Aguarde enquanto a manteiga derrete lentamente.
3. Tenha paciência, deixe ela derreter completamente em fogo baixo para evitar que ela queime.
4. Assim que estiver totalmente derretida, a manteiga vai se dividir em três partes: na superfície uma espuma branca vai se formar, no meio a gordura de coloração amarela e no fundo os resíduos sólidos do leite e a água.
5. Com a manteiga aquecida no fogo mínimo, pegue uma escumadeira, chenoá, ou até uma colher se preferir, para retirar toda a espuma que fica na superfície. À medida que for tirando mais espuma vai se formando, mais uma vez a paciência é a chave para o sucesso. Repita até que não tenha mais espuma subindo à superfície.
6. Desligue o fogo e retire toda a parte da gordura em um reservatório, com a ajuda de uma concha se preferir. Assim você vai deixar na panela apenas os resíduos no fundo da panela se ainda restarem.
7. Essa gordura reservada é a manteiga clarificada! Guarde em um pote de vidro com tampa ou em uma manteigueira para utilizar em sua hamburgueria.
Uma outra forma de se obter a manteiga clarificada, separando a gordura do restante das impurezas, porém é um método mais lento e menos trabalhoso é:
1. Após o passo 4 do primeiro processo ensinado aqui, despeje o conteúdo da panela e em um recipiente e deixe descansar. Após as três fases bem definidas (líquido branco, gordura amarela e espuma) leve à geladeira.
2. Assim que a gordura se solidificar, os resíduos da proteína do leite permanecerão líquidos após gelados, no fundo do recipiente. Tire com uma colher a espuma de cima e desenforme a gordura.
3. A parte sólida é a manteiga clarificada, você poderá derretê-la e usá-la em suas receitas.
Pronto! Agora você pode usá-la em qualquer lugar, desde receitas até para passar no pão. Guarde ela sempre na geladeira. Assista o passo a passo a seguir.
O que é manteiga clarificada?
Calma, se até aqui você não entendeu nada ainda, vamos explicar melhor. Partimos então do princípio de que a manteiga é feita do leite de vaca, ou seja, de uma gordura de origem animal. Ela possui aproximadamente 80% de gordura, 15% de água e 5% de lactose.
O que acontece é que ao cozinharmos com manteiga comum, suas proteínas sólidas começam a queimar quando ela atinge a temperatura próxima de 120 graus, isso faz com que seu sabor, coloração e aroma mudem.
Já quando usamos a clarificada, é possível atingir esses altos graus sem que nada se altere.
Enfim, tecnicamente podemos dizer que clarificar uma manteiga consiste em, por aquecimento, retirar toda a água e proteína do leite preservando 100% de sua gordura. Só assim conseguimos obter o que seria a forma mais pura do produto para que ele possa atingir um ponto de fumaça bem maior em técnicas gastronômicas, inclusive para fazer seu hambúrguer.
Diferença entre os tipos de manteiga
• Beurre Noisette: Na tradução livre do francês para o português o termo significa “avelã” e já vamos entender o porquê.
O ingrediente é um daqueles segredos de cozinha que todo mundo merece saber pelo simples fato de agregar um sabor mais adocicado e intenso aos alimentos.
É na produção da manteiga noisette que deixamos seu processo de cocção agir por mais tempo até que os sólidos do leite “queimem” e proporcionem a coloração mais puxada para o marrom e o sabor de avelã e tostado.
• Ghee: Também conhecida como manteiga de garrafa, essa variação da manteiga clarificada é usada há séculos na culinária indiana ou baiana e é conhecida pelos seus benefícios à saúde. É um ingrediente muito versátil e pode ser usado para substituir a própria manteiga ou outros óleos refinados.
Para conseguirmos obter a ghee é preciso derreter a manteiga lentamente até que toda sua água evapore e os sólidos do leite se separem da gordura. A diferença dela para a clarificada é o tempo de obtenção que é mais demorado e delicado.
Existe um senso comum ultimamente afirmando que o uso da manteiga clarificada é mais saudável. Por vir de origem animal o produto tem colesterol, então na sua forma mais concentrada esses índices claramente serão maiores. Vale lembrar também que o processo de clarificação não elimina totalmente a lactose.
Sou muito fâ de hamburguer, e quando descobri esse site fiquei vidrado. Já está entre os meus favoritos e estou lendo tudo que está aqui.
Quero aprender mais sobre as técnicas de preparo, para poder saborear cada experiência, e quem sabe abrir a cozinha do apartamento para meus chegados.
Qual a validade do produto clarificado?
Que dica maravilhosa