Receita: como fazer American Cheese Simples e Caseiro

oferecimento

Pão, carne e queijo, a definição perfeita de um alimento que ultrapassa barreiras culturais. Tendo isso em mente, podemos pensar, o que seria de um bom hambúrguer sem queijo, não é mesmo? Dentre tantas variações de toppings vistas por aí, existe aquele clássico, o american cheese que infelizmente não é comercializado aqui no Brasil.

Mas por que dizemos que ainda não temos o autêntico american cheese no Brasil? Primeiro fator que diferencia o american cheese dos outros queijos processados que temos aqui é o derretimento, ele fica parecendo um molho quando aquecido. O segundo motivo é que custo desse tipo de queijo é baixo, não é um queijo natural (apenas com gordura animal) e tampouco nobre. Terceira razão é que a ideia é que seja um queijo prático, longa validade, fatiado de preferência para que seja fácil de ser utilizado um típico ultraprocessado.

Infelizmente nenhuma indústria conseguiu produzir esse lançamento, mas sempre tem um espertinho ou outro que diz ter inventado a fórmula mágica pra ganhar dinheiro com o “verdadeiro autêntico e maravilhoso” american cheese feito de queijos brasileiros.

American Cheese Kraft

Mas afinal, qual o mistério por trás deste ingrediente? Diz a lenda que o produto original foi inventado pelo suíço Walter Gerber de Thun, em 1911, mas foi James L. Kraft que patenteou a ideia cinco anos depois. No começo de tudo James vendia esse queijo em latas para os militares dos Estados Unidos durante a I Guerra Mundial. No final do conflito os soldados que voltaram para suas casas, continuaram consumindo, fazendo com que sua popularidade só aumentasse.

Foi em 1950 que Kraft aperfeiçoou a técnica de fatiamento para comercialização do american cheese. Assim nascia a Kraft Foods, marca reconhecida mundialmente e principal responsável por espalhar a tradição americana ao usá-lo em hambúrgueres e grilled cheese.

Produto uniforme, fatias nítidas e um bom tempo de vida útil vem agradando o consumidor há décadas e tudo isso graças a alguns ingredientes bem polêmicos na sua composição: citrato de sódio, fosfato de cálcio, natamicina, amido alimentar modificado, e leite.

Enquanto ainda não temos a oportunidade de ter o american cheese original por terras brasileiras, vamos dando o nosso jeitinho com uma receita que dá pra fazer em casa com ingredientes simples e do dia-a-dia. Se você é de uma hamburgueria e quer aquela receitinha com citrato de sódio e não quer pagar mil reais pra misturar meia dúzia de ingredientes vai lá no Youtube, outras pessoas já colocaram lá esse segredo industrial. Bora ter o queijo das gringas no nosso hambúrguer caseirão sem perturbar ninguém?


Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Guia do Hambúrguer (@guiadohamburguer) em


Ingredientes

650g de queijo cheddar inglês ou outro squeijo natural ou mistura deles como o prato, colby, cheddar nacional natural, emental, gouda…use a imaginação
300ml de leite integral
20g ou 2 colheres de sopa de leite em pó
Gelatina em pó sem sabor
1g ou 1/4 de colher de chá de cremor tártaro
10g ou 2 colheres de chá de sal

Modo de fazer

1. Ralar o queijo bem fino


2. Dissolver a gelatina em pó em duas colheres de sopa (30ml) de água morna. Colocar aos poucos e ir mexendo até dissolver


4. Ferver o leite, depois de fervido, derreter a gelatina nele, é isso que vai manter a consistência do American cheese e fazer com que ele fique pra partir. Não é preciso colocar


5. Incorporar os outros ingredientes na mistura do leite


6. Misturar o leite quente com o queijo cheddar, aos poucos no processador, nós usamos o Thermomix


7. Derrame a mistura em uma forma de muçarela de 1kg ou qualquer uma que seja fácil de desenformar. Bata a forma para sair o ar, cubra com papel filme e coloque na geladeira por 3h
10. Desenforme, parta e tá pronto pro consumo

A dica aqui é, a gelatina usada nessa versão do american cheese proporciona ao produto a possibilidade de ser partido, caso você queira a mistura pastosa, apenas não adicione a gelatina.