Mundialmente consumido, amado e odiado (não confiamos em pessoas que odeiam bacon rs) e nós escolhemos oito curiosidades sobre bacon que você não deve saber.
Quem é que nunca comeu essa iguaria no hambúrguer, no café da manhã ou até no sorvete? Foi em Massachusetts, no ano 2000, que criaram um dia internacional especialmente para esse ingrediente, comemorado mais especificamente no sábado antes do Labour Day, feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos que acontece na primeira segunda-feira de setembro..
Seja em várias cidades americanas ou ao redor do mundo, as pessoas comemoram com feiras e eventos onde só podem ser servidos pratos de comida que levem bacon em suas receitas.
Nós do Guia do Hambúrguer, em homenagem ao alimento, levantamos 8 curiosidades sobre bacon que provavelmente você não saiba. Confira:
Existem relatos que o bacon foi consumido por várias culturas ao longo dos anos. Entre elas, os gregos e os romanos. Os mais antigos, mostram que os chineses já consumiam o corte em 1500 A.C quando para conservar suas carnes durante o transporte, utilizavam as técnicas de salga e defumação.
Todos nós sabemos que o bacon é idolatrado por muitas pessoas, mas alguns levam essa apreço longe demais. Existe uma igreja para adoração ao “Deus Bacon”.
Criada por John Whiteside e Johnny Monsarrat, a instituição diz que há pelo menos 4.000 seguidores da religião pelo mundo.
Tudo com bacon fica mais gostoso, certo? Essa afirmação não é da boca para fora, existem uma explicação científica para o fato.
O sal realça o sabor, enquanto a gordura tem a capacidade de transportar todos os diferentes gostos até as papilas gustativas, que, inclusive, absorve notas adocicadas bem discretas que a carne de porco contém. É uma explosão de sabores bem na sua boca.
Segundo a uma pesquisa feita pela Maple Leaf Foods, quando dada a opção: Bacon ou Sexo, 43% dos canadenses preferem comer a iguaria feita da carne do porco.
Hoje em dia encontramos bacon em tudo! É na camiseta, no quadro, no boné, no sorvete, na vodka e até camisinha…pois é, bizarrices do mundo contemporâneo.
Agora imagina um perfume criado para mulheres com cheiro de bacon? A ideia é agradar seu marido ou namorado com o cheiro da comida favorita deles. A empresa chamada “Fargginay” lançou esse perfume em 2011, será que seria para ajudar os canadenses a namorar mais?
Um porco saudável de 100 quilos produz cerca de 10 quilos de bacon. Só nos EUA, são produzidos mais de 900.000 toneladas de bacon por ano. O que significa que precisam abater 90.000 animais para chefarem a esta produção. Setenta por cento dele é consumido no café da manhã.
Nós brasileiros temos sim uma autoridade quando o assunto é bacon!
Henry Rolin, que criou uma versão redonda do produto, ideal para hambúrgueres, iniciou seu negócio de massas e molhos italianos em 2016 em Cotia, a Famiglia Artigianale, mas, depois de montar uma mini-fábrica em casa e pesquisar tendências, começou a investir em criações exclusivas com o bacon, sempre divulgando tudo pelas redes sociais.
Foi aí que nasceu a FA Defumados e o mito do bacon, que hoje é acompanhado por 56 mil seguidores no Instagram e vende bacon artesanal até pela internet, além de fornecer para restaurantes e hamburguerias.
Outras empresas especializadas em produzir o tão querido bacon como se fazia antigamente: Cold Smoke, Cacciattore Salumeria, A Table Charcutaria, e muitas outras. Rola até você fazer um curso e aprender a fazer seu próprio bacon com a Curato.
De acordo com um estudo da universidade de Massachusetts, o bacon pode ser utilizado para remover larvas de mosca-varejeira, que causam infecções de pele, as famosas bicheiras. Basta aplicar por pelo menos 3 horas uma fatia de bacon na área afetada.
Além das curiosidades sobre bacon, conheça também a história do bacon que contamos nessa matéria.