Depois de mais de 150 inscritos, o Guia do Hambúrguer e a Hamburgueria 162 tiveram o trabalho duro de selecionar apenas 10 para competir. Não foi fácil escolher tão poucos entre esta lista enorme, mas era preciso.
O evento aconteceu sábado 14 de dezembro na Hamburgueria 162 Station por volta de 15h (R. Augusta, nº 498). A organização começou cedo, por volta de 8h da manhã estávamos arrumando tudo. Tinha som, tinha prêmios, hambúrguer e o principal muita diversão. Nesta primeira edição os vencedores foram premiados com:
1º Lugar
Troféu peso pesado, confeccionado em impressão 3D exclusivamente para o torneio
R$ 500,00 em dinheiro
2º Lugar
Troféu peso médio, confeccionado em impressão 3D exclusivamente para o torneio
Kit Devoradores 162 completo para confeccionar seu hambúrguer em casa e um balde com cervejas especiais da Brooklyn Brewery
3º Lugar
Troféu peso leve, confeccionado em impressão 3D exclusivamente para o torneio
Livro sobre hambúrguer para treinar suas receitas em casa
Além disso, muita gente para assistir, participar do evento, comer hambúrguer e as TVs Record e SBT fazendo reportagem. Desde a seleção, pareceu que tínhamos um favorito, o Alex Wai vencedor do Desafio Tollocos em que comeu um Burrito de 1,2 kg consumidos em exatos 5 minutos – metade do tempo proposto. Mas hambúrguer é diferente e para comer 10 hambúrgueres aqui vai precisar ter estômago para vencer mais de 2,2kg.
O Torneio Devoradores 162 propõe aos participantes o desafio de comer o máximo de hambúrgueres possíveis em 10 minutos. Estimamos que ninguém conseguiria passar dos dez, mas se quisessem maishambúrgueres estávamos preparados. Foram deixados à disposição 150 unidades de pão e carne para o desafio, cada prato com 5 deles.
As regras são simples, não pode deixar cair no chão e nem vomitar. Para facilitar, pode apenas beber água para à vontade, mas nada de molhar o hambúrguer nela. Pode comer sentado ou em pé, o importante é comer. Finalizado o tempo, deixe o hambúrguer que sobrar na mesa para fazermos a contabilização.
Cada participante teve seu jurado particular, que acompanhou do início ao fim a comilança e garantiu que ninguém pudesse burlar as regras. Participaram do corpo de jurados Pedro Marques da Revista Menu, Luciana Ogata e Jorge Fuke do portal Vamos Comer, entre outros convidados.
Tudo pronto e é hora de começar o torneio, para quem achou que era fácil, teve certeza que não era brincadeira assim que viu os dois pratos cheios de burgers em sua frente.
O tempo começou e os primeiros hambúrgueres são muito mais fáceis de engolir. Todos usaram o recurso da água, que ajuda muito a descer.
Depois que o tempo acabou, os competidores tiveram mais 2 minutos para engolirem o que ainda estava na boca. Momento tenso para alguns que estavam à beira de passar mal.
Alex Wai deu entrevista logo em seguida para a rede Record de televisão, ainda ninguém tinha o resultado.
Posicionamos os troféus na mesa de toalha vermelha. Aguardando seus futuros donos.
Primeiro anunciamos por ordem decrescente quem foi do 10º ao 4º lugar, estes devem treinar mais e tentar participar da próxima vez. Em seguida restaram apenas 3 participantes, ansiosos para descobrir quem era o grande campeão.
E finalmente anunciamos os vencedores:
Agora é vida nova aos campeões que estão no hall da fama do Guia do Hambúrguer e Hamburgueria 162, os organizadores do 1º Torneio de comilança de hambúrguer do Brasil. E deram suas primeiras entrevistas como famosos.
E para fechar o ano, este foi o último grande evento de hambúrguer de 2013. Aguardem que estamos preparando muitas surpresas para 2014 e uma edição muito maior desta competição. Jonas, melhor se preocupar porque ano que vem precisará defender seu título. Então treine muito para não ser pego de surpresa. Mas não exagere, é preciso cuidado com a prática de alimentaçao competitiva. Vocês perceberam que não precisa estar acima do peso para comer bem e um dos segredos é praticar esportes.