Começamos a semana visitando o La Grassa, restaurante de culinária tipicamente italiana localizado na Av. Juriti em Moema e idealizado pelos sócios do restaurante Praça São Lourenço.
Chegamos ao restaurante e poucas mesas ocupadas, também hoje é uma segunda-feira hora do jantar.
AMBIENTE
O lugar é bem bonito, logo que entramos vemos onde são preparadas as bebidas e uma parte da cozinha por uma janela. A decoração remete à arquitetura de alguns pontos turísticos de Bolonha. As paredes mostram tijolos aparentes e uma decoração em madeira, com mesas bonitas e sofás confortáveis.
O cardápio é composto por antepastos, massas artesanais e receitas tradicionalmente italianas.
O hambúrguer do La Grassa se chama Ítalo Burger – hambúrguer de 230g de alcatra, pão italiano, maionese de erva doce, salame hamburguês e manjericão. Acompanhado de bolinhos fritos de risoto.
Pedimos os hambúrgueres ao ponto e para beber uma soda italiana e um suco de morango, lichia e pimenta rosa.
Logo chegou o suco e em seguida a soda italiana. Suco bem diferente e gostoso. A soda italiana era azul, mas sabor laranja.
Depois de uns 20 minutos chegaram os hambúrgueres.
O tamanho impressionou de longe, o hambúrguer e o pão eram bem grandes.
BOLINHOS DE RISOTO
Os bolinhos de risoto vieram ao lado, acompanhados de um pequeno pote com molho de tomate em pedaços que era um pouco apimentado. Tudo estava bem bonito. Os bolinhos com sabor bem suave e muito diferentes. Talvez o acompanhamento de hambúrguer mais inusitado que experimentamos. Estavam bem temperados, arroz graúdo e cremoso no meio e crocantes por fora. Realmente uma delicia.
HAMBÚRGUER
O hambúrguer não veio no pão italiano. O pão era grande, até um pouco exagerado. Estava um pouco seco, lembrava um pão de leite ou pão sovado.
A carne veio sobre muçarela de búfala fresca, rodelas de tomate e manjericão. Apesar de não estarem descritas na receita original, a combinação ficou muito boa. O salame vem por cima do hambúrguer em quantidade tímida, poderiam ter caprichado mais para sentirmos o sabor claro sobre tanto hambúrguer.
A carne do hambúrguer foi um caso à parte. Bem alta, estava ao ponto para bem passada de consistência compacta e com tempero. Na realidade parecia mais um polpetone. Mas desta vez não leve como uma crítica, a proposta do restaurante é essa, trazer a comida italiana ao formato de hambúrguer. Então não espere saborear um hambúrguer como conhecemos em hamburguerias especializadas. Sim, percebemos que a receita informada era bem diferente do hambúrguer que serviram. Mas com ceretza não foi um engano, porque a casa não tem nenhum outro no cardápio.
O sabor do conjunto estava agradável e ficaram bem harmonizados. A maionese quase não foi percebida, estava no lanche mas não marcou presença.
CONCLUSÃO
O La Grassa preparou um hambúrguer aos moldes da comida italiana do cardápio. De ambiente agradável e clima italiano, não parece oferecer uma receita de hambúrguer em seu cardápio regular.
Foi uma opção diferente para saborear nosso prato preferido com temperos bem distantes dos que freqüentam a culinária do hambúrguer. E no fim das contas tudo estava bem gostoso.
Vcs deram azar… eu fui no primeiro dia e o pão era outro… e fez TODA a diferença.