Receita: Como fazer smash burger (hambúrguer prensado)

oferecimento

Alguém aí conhece o smash burger ? Se você nunca comeu, com certeza já ouviu falar e ficou morrendo de vontade de experimentar. Uma coisa nós garantimos, são muito deliciosos e extremamente saborosos.

Se você traduzir o termo “ smash burger “ou “smashed burger” para o português, saberá que significa hambúrguer esmagado.

Como o smash burger surgiu no Brasil?

Essa nova tendência hamburgueira que nasceu lá nos Estados Unidos, a terra do hambúrguer, quase ninguém conhecia no Brasil até 2014. Foi popularizada aqui com a abertura da Bullguer, hamburgueria que se auto-intitula a “primeira hamburgueria especializada smash burgers no Brasil”.

A grande verdade é que a Bullguer não foi a primeira a fazer, mas foi a responsável por disseminar a técnica e tornar o smash burger popular em nosso país.

Um pouquinho de ciência

Essa técnica é pura ciência: pressione sua bolinha de carne resfriada contra a chapa ou frigideira quente, aguarde a famosa “reação de Maillard” acontecer. Ao virar a carne, você vai observar uma crosta marrom, “caramelizada”em seu hambúrguer.

A reação de Maillard é o que se busca num verdadeiro smash burger , porque ela agrega cor e sabor aos alimentos, inclusive na carne.

Existem regras para fazer um smash burger ?

Dizem as más línguas que existem algumas regras para se fazer um smash burger , por exemplo, que a bolinha de carne deve ter no máximo 120g ou que não se pode dar ponto em um smash burger .

Pura fake news, os 120g são uma herança do sistema métrico norte-americano, pois equivale a aproximadamente um quarto de libra (113g) em inglês “a quarter pound“. Mesmo motivo que o Quarteirão com Queijo do Mc’Donald’s é batizado lá de Quarter Pounder. E realmente a maioria das hamburguerias usam carnes mais finas porque ficam prontas mais rápido e podem cobrar um valor mais barato.

Outra lenda que vemos muitos repetindo é que smash burger não tem ponto. Já visitamos várias vezes os Estados Unidos e em todas nós comemos hambúrgueres de todos os tipos.

Em uma de nossas andanças, visitamos uma hamburgueria chamada Fatburger em Beverly Hills. Eles servem hambúrgueres esmagados na chapa e com carne sempre fresca e nunca congelada desde 1952.

O hambúrguer mais leve do cardápio pesa 1/3 de libra (150g) e o mais pesado 1/2 libra (220g). Todos amassados na chapa quente para formarem a crosta que tanto buscamos.

Já sobre o ponto ou não do smash, é uma escolha de quem vai comer. A Bullguer e o Cabana Burger – especializados em smash burger , perguntam o ponto da carne desde que abriram as portas.

Receita: como fazer o verdadeiro smash burger ?

Como nós somos fãs de carteirinha de hambúrguer e qualquer novidade ou tendência fazemos questão explicar ao nosso público, se liga nessa receita de um passo a passo sobre como fazer um smash original tanto para sua hamburgueria ou até para família/amigos:

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Guia do Hambúrguer (@guiadohamburguer) em



Ingredientes

  • Blend escolhido: acém com 25% de gordura (funciona bem entre 20 a 25% de gordura)
  • Pão de hambúrguer, dê preferência aos mais leves e não muito altos
  • Queijo que tenha um bom derretimento, queijos processados, american cheese ou até um molho de queijo
  • Manteiga clarificada
  • Sal e pimenta do reino
  • Espátula ou raspador
  • Utensílio para prensar a carne na chapa, você pode usar até um prato pra isso

Modo de fazer

  • Com a chapa bem quente, coloque um pouco de manteiga onde o hambúrguer vai entrar em contato. Não é obrigatório, porque o blend já vem com uma porcentagem de gordura legal, mas isso agrega um pouco mais de sabor.

Receita: Como fazer smash burger original - com a chapa bem quente

  • Antes de esmagar o burger, despeje mais um pouquinho de manteiga sobre a carne, isso vai ajudar com que não grude no utensílio.

Receita: Como fazer smash burger original - antes de esmagar o burger

  • Para esmagar você pode usar tanto uma prensa própria para smash ou uma espátula. Prense e deslize o utensílio sobre a carne.

Receita: Como fazer smash burger original - para esmagar voce pode

  • Tempere com sal e pimenta a gosto apenas de um lado do burger.

Receita: Como fazer smash burger original - tempere com sal e pimenta a gosto

  • Use uma espátula ou raspador para virar o burger, mas preste atenção para não perder aquela valiosa crosta de sabor.

Receita: Como fazer smash burger original - use uma espátula ou raspador

  • Coloque o queijo de sua preferência e enquanto ele derrete, sele seu pão na chapa.

Receita: Como fazer smash burger original - coloque o queijo

 

  • Use novamente sua espátula ou raspador, tomando cuidado para não perder a crosta da parte de baixo do seu burger.

Receita: Como fazer smash burger original - use novamente

  • Agora é só montar e comer! Divirta-se com os acompanhamentos de sua preferência.

Receita: Como fazer smash burger original - agora é só