Finalmente esclarecemos uma dúvida: por que existem 2 hamburguerias chamadas de “Hamburguinho” em São Paulo? Fomos chamados pelo proprietário da marca inaugurada em 1974 para entendermos a história.
O Hamburguinho com sede à Av. Faria Lima, nº 2883 é a primeira loja da marca e que mantém o endereço original até hoje. É uma casa que serve os hambúrgueres apenas no balcão, assim como as hamburguerias da época. Esta unidade foi inaugurada pela família Silva e o responsável foi Décio Cecílio da Silva e seus filhos. Em meados dos anos 2000, um dos filhos chamado Alexandre inaugurou em Vinhedo a segunda loja da marca na Rodovia Edenor João tasca, 990.
Recentemente seu neto Caio, abriu a mais nova loja que fica em Moema, na qual visitamos hoje e está localizada na Al Arapanés, nº 1184.
As receitas são as mesmas da inauguração, maionese exclusiva e preparada conforme os “segredos” de D. Creusa, esposa do fundador Décio. E apenas as lojas que exibem o logo abaixo fazem parte da marca “Hamburguinho” que falaremos aqui.
No endereço da Al. dos Arapanés encontramos uma decoração básica e modernizada. Há um salão menor na parte de baixo e para os dias de maior movimento um grande no andar superior.
O cadápio é focado em hambúrguer, lógico – a especialidade da casa. Também servem pratos que agradam nos momentos em que os clientes querem dar uma escapada do lanche – especialidade da casa.
Começamos direto pela novidade do cardápio o Mega Crispy, preparado com um hambúrguer de 150g de picanha, queijo cheddar e as crispy onions (cebolas empanadas e crocantes).
Começa com o hambúrguer vermelhinho indo para a chapa. O estilo do Hamburguinho é um hambúrguer da largura do pão e de altura mais fina.
Depois de dar o ponto de um lado o hambúrguer é virado para a adição do queijo cheddar e por último das cebolas.
No pão vai a maionese realmente gostosa para completar o hambúrguer. Existem duas opções de pedido, uma é o combo com uma porção individual de fritas.
Ou é possível pedir uma porção completa que serve até duas pessoas. Nós pedimos esta e ainda a maionese à parte, como gostamos.
O hambúrguer realmente é gostoso, queijo derretido sobre a carne e a cebola crocante em boa quantidade. A ideia é ser simples e gostoso e eles sabem fazer isso.
A maionese realmente é um ponto fortíssimo da hamburgueria, saborosa, consistência cremosa e temperada como as clássicas maiosenes que gostamos.
As batatas são fritas na hora, chegam crocantes e quentinhas à mesa, uma boa pedida.
Partimos para o carro chefe: o cheese salada (x-salada). Preparado com uma fatia de tomate na base do pão, maionese, hambúrguer da casa, queijo derretido por cima e a alface crespa. Receita original desde a abertura em 1974 – um hambúrguer de 29 anos de idade sendo preparados da mesma maneira.
Muito bom, pão fresquinho e macio, hambúrguer gostoso e ingredientes de primeira qualidade. Se estiver com vontade de comer um bom e tradicional cheese salada, essa uma ótima pedida.
Veio acompanhado de uma porção de onion rings, básicas e gostosas. casquinhas crocantes, tempero na medida e em boa quantidade.
E para encerrar a nossa série de hambúrgueres desta matéria, pedimos o matador cheese salada bacon duplo, isso mesmo, com dois hambúrgueres. Este é o ideal para quem está realmente com muita fome.
Completamos o pedido com uma porção de polenta frita em palitos, crocantes e quentinhas. Não é toda hamburgueria que oferece esta porção, gostamos.
Além de ter o dobro de carne, o bacon dá o sabor especial por cima do queijo e dos dois hambúrgueres. A montagem vem da mesma forma, com o tomate na base do pão e a alface por cima, junto com o pão que fecha o burger.
O Hamburguinho tradicional desde 1974 é uma das hamburguerias clássicas de São Paulo que preserva suas receitas originais desde a inauguração mas que mostrou que também pode inovar como fizeram com o Mega Crispy. Se quiser experimentar um dos hambúrgueres que mostramos aqui, escolha um dos endereços:
Na verdade o lanche é um pouco mais velhinho são 39 anos.. 🙂
Parabéns pela matéria..
Gostei da matéria, só que quando chamou a cebola crispy de inovação eu passei a achar o texto superficial. Isso não é inovação. Inovação seria colocarem espinafre ou salsão mas definitivamente não cebola crispy.
analfabeto funcional, inovação no sentido dos lanches desta lanchonete, que são tradicionais, então, neste contexto, a cebola crispy é uma inovação, seu burro do caralho !!!! felicidades….