Capital Meating: 1º congresso de carnes e churrasco oferece workshop de hambúrguer com o fundador do Guia do Hambúrguer

CAPITAL MEATING
O Capital MEATing será o maior encontro nacional dos profissionais e dos amantes da carne e do churrasco que acontecerá anualmente. O evento contará com os principais profissionais e lideranças do ramo da carne no Brasil.

Durante três dias, o evento oferecerá uma vasta programação de aulas e palestras, que ocorrerão dentro do tema “Meat – from farm to table” – “Carne – da fazenda à mesa”. Você poderá aprender tudo o que se sabe atualmente sobre raças, criação, genética, saúde, desossa, cortes, técnicas de churrasco e como escolher e preparar uma ótima carne. Os melhores profissionais do Brasil estarão no evento ministrando palestras e workshops. As aulas e paletras abordarão vários tipos de carnes – e não somente bovina, mas também as carnes de porco, cordeiro, peixe, entre outras.

E lógico que o hambúrguer não podia ficar de fora, pois já conquistou o paladar dos brasileiros há tempos. E o fundador do Guia do Hambúrguer, o Marcos Vigorito, estará ministrando o WORKSHOP: HAMBÚRGUER no dia 22/4 às 14h. Você aprenderá tudo desde a escolha das carnes, até o preparo de seu hambúrguer no fogo usando técnicas profissionais e avançadas.

Espaço do Workshop

No último dia, o Capital MEATing celebrará esse encontro com um grande festival de churrasco. Em cada estação haverá os mais renomados chefs e churrasqueiros mandando ver na brasa e preparando o que há de melhor no churrasco.

Festival MEATing

O Festival de Carnes e Churrasco acontecera no domingo dia 23/4 das 13h às 19h e contará com 14 estações comandadas pelos melhores churrasqueiros do país. Confira quem são eles e o que estarão preparando:

  • Estação da Ligia Karazawa – Picanha e Ancho
  • Estação da Clarice Chwartzmann – Costela no fogo de chão
  • Estação do Daniel Lee – Brisket defumado
  • Estação do Reinaldo Lee – Assado de Tira
  • Estação da Berlota Joaquina – Skirt Steak Passion
  • Estação do Paulo Tarso – Maminha e Bombom da Alcatra
  • Estação do Carlos Tossi – Porco Defumado
  • Estação do Roberto Ravioli – Porchetta
  • Estação da Paula Labaki – Sanduíche de Copa Lombo defumada
  • Estação da Renata Carvalho – Linguiça Bovina
  • Estação do Rômulo Morente – Varal de Cordeiro e Legumes no rescoldo
  • Estação do Roberto Barcellos – Arroz Campeiro
  • Estação da Cocar & Co – Costela de Tambaqui, Lombo de Pirarucu e Pirarucu inteiro.
  • Estação do Steve West – Carne de Búfalo

Programação

Programação

Programação

Onde?

Em 2017, o Capital MEATing acontecerá no Brasília Palace Hotel em Brasília-DF.

Quando?

Dia 21 a 22/04 – Congresso (palestras, aulas culinárias e aulas técnicas de churrasco).
Dia 23/04 – FESTIVAL MEATING – Festa open food das 13h às 19h.

Ingressos

Internet

– Site Sem Hora. (compre já)

Pontos Físicos

– Brasília Palace Hotel
– Brace carnes – SCLS 404 Bloco A Loja 33.

WhatsApp

– (61) 99107-4334

Palestrantes / Chefs / Churrasqueiros

 

Berlota Joaquina

Brasiliense, Isabela Oliveira, mais conhecida como Berlota Joaquina, é formada e pós-graduada em nutrição, chef de cozinha e churrasqueira. Em 2009, formou-se em gastronomia pela escola Le Cordon Bleu, de Londres, e em 2016 sagrou-se campeã do BBQ Brasil, primeiro reality show de churrasco do Brasil. Apaixonada por carnes, montou a empresa Shake that Bacon e vem realizando vários trabalhos dentro do mundo do churrasco. Esse ano, está lançando o Barbecue Society STB, na cidade de Brasília e organizando o 1° Congresso Nacional de Carnes e Churrasco.


Clarice Chwartzmann

A Mestre Churrasqueira Clarice Chwartzmann é gaúcha da gema e aprendeu os segredos do churrasco na infância, no interior do Rio Grande do Sul. Em 2014 criou o Projeto A Churrasqueira e transformou a paixão pelo churrasco e pelas tradições do assado em uma prossão. Com a causa de colocar as mulheres em frente à da churrasqueira, Clarice realiza eventos e cursos em todo o Brasil, desmistificando e simplificando a arte de fazer churrasco para todos os públicos. Clarice é parte da equipe do festival Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford.


Cecília Araújo

Guiada por um sonho, deixou sua profissão de administradora e se mudou para Nova York em busca do tão sonhado chapéu branco. Formou-se em Culinária Clássica no International Culinary Center e hoje é especializada em aulas de culinária, acredita que a vida fica melhor quando compartilhada através da comida.


Carlos Tossi

Formado em Hotelaria pela faculdade Renassença de São Paulo na década de 90, ainda quando não havia sido homologado o curso de gastronomia no País, ingressando no mundo da cozinha e da gastronomia aos 18 anos de idade. Ao longo de 20 anos de carreira, passou por varias cozinhas, indo da clássica Franco Italiana até as culinárias mais exóticas, como a Tailandesa e Indiana, tendo a oportunidade de trabalhar ao lado de nomes de peso, como Giancarlo Bolla. Mas foi em 2011, com o contato com o primeiro Pit Smoker do Brasil, que ele conheceu sua verdadeira paixão gastronômica… o barbecue ao estilo texano. Precursor de um movimento que vem crescendo dia a dia no Brasil, atualmente comanda seu restaurante BOS BBQ e realiza eventos dentro e fora do país.


Daniel Lee

Apaixonado por carnes, focou sua profissionalização no exterior, certificou-se Pitmaster em defumação (Smoked BBQ – Flórida/EUA), e tornou-se o primeiro brasileiro juiz e membro da KCBS (Kansas City Barbeque Society – Tennessee/EUA). Além disso, especializou-se em processos de maturação a seco (Dryaged), tornando-se um perito e referência no Brasil. Largou sua principal ocupação prossional (mercado corporativo) para se dedicar integralmente à sua paixão, sempre em busca de mais conhecimento e das melhores práticas. Atualmente, ministra cursos sobre dryaged e defumação, realiza eventos e também presta consultoria por todo o país.


Jeferson Finger

O paranaense Jeferson Finger faz parte do time de especialistas do Barbacoa, considerada inúmeras vezes a melhor churrascaria espeto corrido de São Paulo. Com 18 anos de experiência dedicada à carne, Jeferson é responsável pelos eventos do Barbacoa realizados no Brasil e exterior. A missão de divulgar a qualidade da carne brasileira e a tradição do nosso churrasco pelo mundo já resulta em uma expertise com mais de 18 países na bagagem, além das maiores feiras de alimentação do planeta.


Ligia Karazawa

A paulista Ligia Karazawa é a cabeça à frente do restaurante Brace no último andar do Eataly SP. É a chef executiva desde a inauguração e comanda o restaurante italiano especializado em grelha. Com experiência de 18 anos na Europa em cozinhas e grelhas, ela é amante de carnes e fascinada pelo poder das chamas incandescentes. Criada no interior de São Paulo, costuma dizer que lá não sei faz festas e sim churrascos. Defende o conceito que o fogo transforma e é a partir dele que cria as receitas. A grelha, elemento rudimentar e essencial para cozinhar é o protagonista dos pratos do seu repertório. Formação: Administração em hotelaria pelo Senac. Em 1998 mudou-se para a Europa. Cursou a Escola Homan-Arnadi de Hotelaria em Barcelona. Fez parte da equipe de casas estreladas pelo guia Michelin como Casa Marcial, Mugaritz e Can Fabes, Mirazur, El Celler de Can Roca e El Bulli.


Leonardo de Oliveira Resende

Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios, Marketing e Finanças; Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e Doutorando em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ele irá palestrar sobre seu Projeto Pecuária Neutra, um projeto que desenvolveu uma plataforma capaz de neutralizar a principal fonte de emissões dos gases de efeito estufa da pecuária de corte e de leite.


Dra. Liliane Suguisawa

Diretora técnica DGT Brasil.
Doutora em Genômica e qualidade de carne bovina.
Mestre em ultrassonografia de carcaça e carne bovina.
Zootecnista / Unesp Botucatu.


Marcos Vigorito – Guia do Hambúrguer

Fundador do guiadohamburguer.com, o maior site especializado em hambúrguer do Brasil desde 2010. Entrou oficialmente para a gastronomia com a inauguração do site como crítico especializado. Mas foi seduzido a mudar para o outro lado do balcão fazendo eventos itinerantes servindo hambúrguer na churrasqueira. Hoje é um dos maiores conhecedores de hambúrguer do Brasil e também cozinheiro especializado em hambúrguer e churrasco.


Moema Machado

Natural de Goiânia, atualmente ministra cursos e consultorias. O interesse pela cozinha começou a fermentar em sua infância e foi maturando com o tempo. Fundou a primeira padaria artesanal de Goiânia (prêmio Veja Comer & Beber), cursou Boulangerie pelo Centro Europeu, em Curitiba, e panificação com ênfase em fermentação natural na renomada escola San Francisco Baking Institute, na Califórnia. Com mãos leves e sabores marcantes a jovem padeira se renova a cada fornada e atualmente estuda o fogo e métodos ancestrais de panificação.


Marcelo Petrarca

Gaúcho de Pelotas, mas radicado em Brasília desde pequeno, Marcelo Petrarca é dono de uma grande bagagem profissional. Formado em Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), mudou-se para Espanha, onde cursou a Escola de Hotelaria de Sevilha e por lá atuou na cozinha de um dos melhores chefs do mundo, Martín Berasategui. Também trabalhou com o chef Carlo Cracco, em Milão, na Itália. Ele começou nas casas de Dudu Camargo, passou pelo restaurante Grand Cru e, por último, comandou por pouco tempo as caçarolas do Gazebo. Atualmente é dono e Chef do famoso e renomado restaurante Bloco C na cidade de Brasília.


Mário Portella

Mineiro, formado em gastronomia pela PUC-MG, pós-graduado em Ciência e Tecnologia de Carnes pela CTC, em Campinas, se define como entusiasta do terroir brasileiro, mesclando receitas mineiras com técnicas internacionais. Um dos maiores especialistas da atualidade quando o assunto é carne, meios de defumação e embutidos. Viaja pelo Brasil inteiro mostrando sua arte e técnica.


Paula Labaki

Chef idealizadora do Catering Lena Labaki, faz cozinha autoral com muita propriedade, utilizando-se de diversas técnicas adquiridas e outras que ela mesma desenvolveu, sempre buscando criar um espetáculo artístico e sensorial. Sua presença no cenário gastronômico brasileiro transcende as fronteiras nacionais. A chef faz parte de grupos internacionais de estudos gastronômicos, em especial na América Latina. Sua infância e adolescência na Fazenda fez com que seu interesse pelas proteínas animais se aguçasse e seu trabalho com carnes vem se aprimorando ao longo dos anos, com processos diferentes e criações incríveis. Seu trabalho com o fogo é seu maior legado. “Dominar o fogo é o maior desafio de um cozinheiro”.


Dr. Pedro Veiga

Zootecnista; Mestre e Doutor em Zootecnia, Nutrição e Produção de Ruminantes e Pós-doutor em Fisiologiado Crescimento Animal e Ciência da Carne. Atualmente é o Gerente Global de Tecnologia em Bovinos de Corte da empresa Cargill Nutrição Animal.


Renata Carvalho

A paixão da chef brasiliense Renata Carvalho pela gastronomia começou cedo, ainda criança, quando cozinhava com sua avó Dona Lourdes ou experimentava diferentes sabores para as massas que preparava sozinha. O título de chef veio mais tarde com a formação no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires. De lá, em 2009, trouxe inspiração para o gastropub Loca Como Tu Madre e, mais recentemente, o vizinho Ancho Bistrô de Fogo. Inspirada pelo chef argentino Francis Mallmann, que ganhou notoriedade internacional com sua culinária do fogo elevada à alta gastronomia, no Ancho, a chef Renata Carvalho também reverencia o fogo em todas as suas formas de utilização na cozinha, numa mistura do rústico, do sofisticando e do contemporâneo. Renata Carvalho também tem título de beer sommelier pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Em Buenos Aires, trabalhou no Café Vinilo e no programa de TV Cozinha Caseira (Canal Fox). No Brasil, em 2012, atuou como curadora da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri (Espanha).


Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os doze anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Entrou na alta gastronomia ainda jovem onde passou pelo já extinto restaurante Roanne (chefs Emmanuel Bassoleil/Carlos Soares) e em seguida no restaurante D.O.M (chef Alex Atala). Agregou em seu portfólio as carnes e se especializou em Korean BBQ sendo referência no Brasil. Atualmente ministra cursos, workshops e consultorias. Escreve semanalmente para a coluna #MEATing no maior portal brasileiro do mundo da carne , o Blog da Carne. Ama a gastronomia, um bom churrasco e apaixonado por um belo hambúrguer. Agradecido por Jesus pelas grandes conquistas e oportunidades que têm surgido neste maravilhoso mundo da carne.


Romulo Morente

Brasileiro natural de São Paulo, formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi foi inspirado por um padrinho Uruguaio, sempre apaixonado pelo churrasco e pelo fogo. Tem em seu currículo passagens em restaurantes como Pomodori, jantares com Tassia Magalhães, Salvatore Loi, Luiz Filipe, Rogerio de Betti, Mario Portella e Diego Perez Sosa (equipe de Francis Mallmann). Cozinheiro, chef parrillero e assador, especializado em fogo de chão e longa cocção. Utiliza técnicas como cordeiro al asador, legumes al rescoldo, parrilla e plancha.


Roberto Ravioli

Considerado um dos mais importantes defensores da cozinha italiana de raízes no Brasil, o chef de cozinha e restauranteur Roberto Ravioli é um ícone da gastronomia paulistana. Fazendo parte da Federacione Italiana Cuochi, Ravioli traz a inspiração Toscana dos avós. Em mais de 25 anos de carreira, Roberto Ravioli esteve à frente de grandes restaurantes como o Empório Ravioli e o Restaurante La Madonnina Ravioli.


Rodrigo Schweitzer

Graduado em gastronomia pelo SENAC, teve como seu mentor o chef Felipe Bronze. Seu talento foi aperfeiçoado na French Culinary institute, em Nova York, que hoje é International Culinary Center. Em busca de novos desafios, retornou à “Big Apple”, dessa vez para buscar formação na melhor escola de pizzaiolos “Goodfellas”, onde desenvolveu um excelente trabalho de receitas autorais. Resultado de muito esforço, foco e dedicação, tornou-se o campeão da 3ª temporada do programa Hell’s Kitchen – sob pressão, do SBT, sendo um dos líderes de popularidade.


Roberto Barcellos

Engenheiro agrônomo, há 20 anos atuando em diversos projetos de pecuária de corte intensiva, na indústria frigoríca e no varejo da carne bovina com foco principal na qualidade de carne e desenvolvimento de marcas de carne. Proprietário da Beef&veal consultoria, empresa que coordena o fornecimento de carne para diversas lojas, sócio da marca BBQ secrets e da açougue Confradia da Carne em Botucatu.


Sandro Boeck

Cutelerio artesanal apaixonado, que coleciona mais de 20 prêmios em 10 anos de carreira. Em 2015 obteve a certicação de Journeyman Smith pela American Bladesmith Society e conquistou o certificado de Maestro pela Corporazione Italina Coltelliani. Atualmente é professor da Escola Brasileira de Cutelaria e trabalha desenvolvendo quase que exclusivamente peças forjadas em aços nacionais e importados, em diversos estilos, desde miniaturas a facas de todos os tamanhos e outros acessórios de cutelaria.


Steve West

Açougueiro da velha guarda com mais de 40 anos de experiência desossando todo tipo de carne. Já ganhou o prêmio de açougueiro do ano na Inglaterra e é amante de tudo que tem carne e osso.


Antonio Ricardo Sechis

Fundador da empresa, criador e idealizador do conceito Beef Passion.

Ricardo Sechis

Fundador da empresa Boutique Passion, casa de carnes Beef Passion em Brasília.

Beef Passion

Baseado nos princípios de seleção, criação, engorda e abate, Antônio Ricardo Sechis lançou no mercado em 2010 a marca Beef Passion e passou a apresentar o melhor resultado em maciez, cor, textura, suculência e sabor da carne, visando atender o exigente mercado da alta gastronomia brasileira e internacional. A Beef Passion tornou-se a primeira empresa de carne bovina brasileira 100% sustentável, com certificação internacional.


Cocar and Co.

A Cocar and Co. é uma empresa especializada em alimentos naturais e orgânicos da Amazônia. Seu projeto tem como prioridade zelar pelo equilíbrio da cadeia produtiva, bem-estar ambiental e conservação sustentável da região em conjunto com a população local, criando peixes em vida livre, e não em cativeiros. Sua equipe irá prepará-los de uma forma especial para oferecer a vocês uma experiência incrível e inigualável durante o festival do último dia.

Capital Meating – 1º congresso de carnes e churrasco

Onde? Brasília Palace Hotel: SHTN Trecho 1 1 – Asa Norte
Brasília – DF,
Quando? Dia 21 a 22/04 – Congresso (palestras, aulas culinárias e aulas técnicas de churrasco). Dia 23/04 – FESTIVAL MEATING – Festa open food das 13h às 19h.
Ingressos: Site Sem Hora (compre já)

Saiba mais sobre o evento em: http://www.shakethatbacon.com.br/eventos/capital-meating/