Plana, a chapa para hambúrguer vitrocerâmica que combina tecnologia e performance que superam as chapas de hambúrguer convencionais

oferecimento

Já utilizamos todos os tipos de equipamentos possíveis para preparar nossos hambúrgueres, desde frigideiras, chapas convencionais a churrasqueiras a carvão. Entre todos, os mais usados nas hamburguerias são as chapas. Com isso em mente, a Evo Pro desenvolveu a Plana, chapa vitrocerâmica de infravermelho que, de acordo com eles, torna o preparo de hambúrgueres e grelhados mais rápido, eficiente e barato, além do equipamento também funcionar como um fogão – explicaremos melhor a seguir.

Todo mundo conhece e sabe como funciona uma chapa convencional. Mas só para recapitular, explicaremos: uma placa de metal de aço carbono é colocada sobre uma fonte de calor, essa placa é aquecida para “armazenar” o calor e assim que a chapa aquece a 240°-280°C, colocam-se os hambúrgueres e o calor armazenado no metal é usado para fazer a cocção dos alimentos.

Quando falamos em produção, os equipamentos convencionais têm alguns desafios, entre eles, quando colocamos muitos hambúrgueres de uma só vez a superfície da chapa pode esfriar pois a carne gelada “rouba”o calor. Quando a temperatura cai mais do que ela consegue esquentar o hambúrguer pode acabar “cozinhando”, perdendo a suculência toda para fora da carne e deixando de formar crosta ou demorar muito mais tempo para conseguir chegar a este estágio.

Isso pode ser amenizado em chapas mais grossas, normalmente acima de 20mm de espessura, mas essas também costumam consumir mais gás, demorar mais para aquecer e recuperar o calor quando esse tipo de situação acontece, além do peso do equipamento que também aumenta significativamente.

Na Plana, funciona um pouco diferente, a chapa vitrocerâmica é aquecida via infravermelho e em 3 minutos já é possível grelhar e com 5 minutos dá para carregar a peça inteira com hambúgueres.

Quando a chapa é totalmente carregada outra coisa interessante acontece, a eficiência aumenta e por consequência a chance do hambúrguer aguar tende a diminuir. Ou seja, mesmo se você encher toda a chapa na capacidade máxima, a selagem do hambúrguer acontece da maneira correta, sempre criando a desejada crostinha na carne.

De acordo com a Evo Pro, a Plana de 65cm produz até 25kg de grelhados, chegando a 32kg quando falamos em burgers.

Hora de derreter o queijo - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Outra coisa que se destaca quando comparamos a Plana com a chapa convencional é a possibilidade da Plana poder ser ligada e desligada conforme os pedidos chegam, o que reduz o consumo de energia e também a temperatura na cozinha. Com a Plana nos momentos ociosos da hamburgueria ela pode ficar desligada e caso chegue algum pedido ou até entre um cliente na casa, basta ligar a peça e em até 3 minutos ela já pode ser usada enquanto os equipamentos convencionais levam de 15 a 30 minutos para começar a trabalhar obrigam o chapeiro a ficar com a chapa ligada o dia todo.

Veja nosso primeiro teste. Após aquecer a Plana por 3 minutos conforme as instruções, colocamos os hambúrgueres de 180g gelados sobre a chapa, adicionamos o sal e deixamos grelhar.

Colocando os burgers na PLana, após 3 minutos de aquecimento  - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Assim que viramos, percebemos que a crosta da carne está bem marrom e selada, exatamente como que desejamos, suculento e saboroso.

Hambúrguer selado corretamente - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Colocamos o queijo prato e em 30 segundos sob o abafador já estavam completamente derretidos, detalhe, sem usar água. No total foram 7 minutos para os primeiros burgers ficarem prontos, nada mal!

No máximo 30 segundos para o queijo derreter - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Vale mencionar também que o consumo da Plana que usamos é de apenas 2500W por lado, o equivalente a um bom secador de cabelos. Devido a baixa carga não houve a necessidade instalação elétrica diferenciada para ela funcionar no nosso espaço.

Queijo bem derretido - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Está servido? - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Uma dúvida bem comum é se a superfície vitrocerâmica é resistente e se pode usar espátulas e utensílios de aço e a resposta é sim. Em essência não há diferença entre o manuseio de chapas convencionais e a Plana.

Raspando a chapa com utensílios de aço - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Ela é projetada para uso profissional com espátulas em aço e a superfície resiste inclusive a impactos e batidas para cortar um filés ou quaisquer alimentos que estejam sendo preparados. Em resumo, é como usar uma chapa convencional só que bem mais rápida, tão rápida que na potência máxima ela pode até queimar.

Antes de começarmos o segundo teste, simulando um momento ocioso em uma hamburgueria, fizemos uma limpeza rápida usando apenas água e o raspador que está incluso na chapa.

Com a chapa quente, colocamos água  - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Após o choque t;ermico, a gordura mais pesada saiu facilmente apenas raspando levemente e adicionando mais água.

Passando o raspador na superfície - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

E em menos de 5 minutos a chapa estava pronta para ser usada sem nenhuma gordura queimada.

Chapa pronta para uso novamente - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Em outro teste, fizemos os smash burgers que viraram os queridinhos das hamburguerias brasileiras, são aqueles hambúrgueres esmagados direto na chapa, o principal objetivo é formar a crostinha na carne e a Plana passou nesse teste também.

Primeiro colocamos a manteiga na chapa, já que ela estava sem gordura nenhuma.

Colocando manteiga - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Outra dúvida comum é se há diferença entre a crosta feita na chapa metálica e na vitrocerâmica. A resposta é não, não há diferença perceptível no resultado.

Colocando as bolinhas para serem amassadas - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Amassamos as bolinhas de carne com a Prensa para Smash Burger (compre aqui) justamente para poder comparar como fica a crosta do hambúrguer usando a Plana.

Esmagando os burgers com nossa premnsa para smash burger - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Com a temperatura correta, a carne sofre a reação de Maillard, nome técnico dado à crosta da carne, o sabor e a textura ficam iguais a de um hambúrguer preparado em uma boa chapa convencional.

Todos os burgers amassados na chapa quente - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Mais um ponto interessante é que nos modelos que possuem duas zonas de aquecimento, a Plana pode operar com temperaturas independentes e preparar hambúrgueres a alta temperatura de um lado enquanto a outra parte pode ficar em temperatura ambiente ou em temperatura mais baixa.

Já está dando água na boca? - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

A vantagem é que num período de menor movimento dá pra trabalhar apenas com um lado da chapa funcionando ou usar o outro em uma temperatura menor, apenas para chapear o pão ou outro ingrediente mais delicado.

Hora de virar os burgers  - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Pelo lado de fora, ela praticamente não aquece, você pode encostar no metal, no nosso caso, acabando o evento ou um curso que usamos a Plana, podemos guardar na caixa e levar para onde quisermos sem ter que esperar esfriar.

E olha a crosta que os hambúrgueres ficaram ficando aproximadamente 1 min e 30 seg.

Crosta perfeita - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Precisamos colocar o queijo super rápido, porque os burgers ficam prontos em menos de 2 minutos.

Última fatia de queijo - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

É quase uma corrida contra a máquina trabalhar com ela 100% carregada. No outro lado da chapa, preparamos os pães selados.

Selando o pão - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Passamos a manteiga usando nossa Manteigueira Profissional (compre aqui).

Confira o pão antes de ir para a chapa.

Pão com manteiga espalhada uniformemente - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

O pão ficou perfeito em 1 min e 30 segundos.

pão selado com perfeição - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Chegou o momento de montar nosso smash burger no pãozinho selado.

Hora de montar o cheeseburger - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Agora o gran finale.

Pão, carne e queijo - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

A limpeza da Plana está em uma categoria à parte, a simplicidade, segurança e rapidez impressionam. Para nós que fazemos eventos e cursos e acabamos levando nossos equipamentos, faz toda a diferença. O procedimento completo de limpeza do equipamento pode ser feito em apenas 5 minutos.

Iniciando a limpeza final - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Para se ter uma ideia, em uma chapa convencional o procedimento recomendado é: colocar todos os EPI’s (Luvas, botas, avental impermeável, óculos e máscara), raspar com a espátula, esperar a chapa esfriar naturalmente, jogar água quando estiver morna e remover a sujeira superficial. Aplicar produto desincrustante diluído corretamente, esperar o produto agir e com esponja abrasiva, remover a gordura carbonizada. Enxaguar, remover todo o desincrustante, aplicar detergente, enxaguar, passar limão, enxaguar, secar e finalizar com óleo para que a chapa não enferruje de um dia para o outro. No total leva 30 a 60 minutos para a chapa ficar completamente limpa, tempo que o chapeiro poderia gastar com qualquer outra coisa ou estender o horário de atendimento.

Na Plana, você não precisa esperar, pelo contrário, assim que você prepara o último hambúrguer e com ela ainda ligada, você já pode jogar água e com o choque térmico a maioria da gordura da superfície solta. Depois de jogar água, basta usar um pouco de detergente neutro, esponja convencional e o raspador, incluso na Plana, para remover com muita facilidade a sujeira que se formou.

Terminando a limpeza com água - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

E se no meio da limpeza aparecer um cliente, devido ao aquecimento rápido, dá pra atender sem problemas. Se somar as economias de tempo de aquecimento inicial e da limpeza, você ganha mais de 1 hora de operação por dia com a Plana.

Chapa limpa para o dia seguinte - Chapa para hambúrguer vitrocerâmica Plana da Evo Pro

Em nosso teste, a Plana se mostrou bastante eficiente e entregou resultados consistentes. Para quem está acostumado com a chapa convencional é uma experiência diferente, tudo acontece mais rápido, aquece mais rápido, prepara mais rápido e é limpa mais rápido. A Evo Pro provou que veio para ficar e que sabe como produzir algo inovador sem perder a funcionalidade. É usar a tecnologia para otimizar as tarefas e ganhar produtividade com economia.